Qualidade da Energia Elétrica - SEL5749
(SEL5749/2013)

 This course requires an enrolment key


Objetivos
Inicialmente, o curso tem como objetivo ressaltar os principais fundamentos, termos e definições sobre a Qualidade de Energia Elétrica (QEE). Como as fontes de distúrbio relativas a QEE devem ser conhecidas e controladas, o curso em questão também objetiva apresentar técnicas de detecção, classificação e localização de diferentes distúrbios e fenômenos que por ventura possam ocorrer sobre o sistema, apresentando ferramentas mais modernas para tal finalidade. Assim, intenciona-se apresentar ao pós-graduando, além dos conhecimentos teóricos, o desenvolvimento de pesquisas correlatas ao assunto delineado, denotando-se o atual interesse do setor elétrico brasileiro e internacional no tema abordado.

Justificativa
Como é de conhecimento, as interrupções, que podem ser provocadas tanto por fenômenos aleatórios como pela falta de manutenção preventiva dos sistemas elétricos, causam a diminuição da produtividade dos consumidores, ocasionando a interrupção na operação dos equipamentos. Em virtude destas interrupções operacionais, destaca-se então, uma das principais razões para os estudos relacionados a QEE: o valor econômico. No ramo industrial, sente-se um impacto econômico direto já que, nos últimos tempos, houve uma grande revitalização das indústrias com a automação e a inclusão de modernos equipamentos. Assim sendo, frente à necessidade de um melhor acompanhamento da QEE, faz-se necessário entender os principais distúrbios relacionados ao tema, conhecer técnicas e meios para a sua análise e mitigação, bem como criar e despertar o interesse ao problema levantado.

Conteúdo
- Introdução; - Importância da qualidade de energia; - Termos e definições, aspectos conceituais, técnicos e empresariais da qualidade de energia; - Avaliação da continuidade do fornecimento da energia elétrica; - Interrupções e flutuações de tensões; - Sobretensões transitórias; - Harmônicos: causas, métodos de medição e análise, efeitos sobre equipamentos e processos; - Fenômenos associados à variações transitórias de tensão, variações de tensões de longa duração: natureza física, suas causas e seus efeitos sobre equipamentos e processos; - Medições e monitoramento da qualidade de energia. Técnicas de detecção, classificação e localização de diferentes distúrbios; - Normas e limites nacionais e internacionais da qualidade de energia elétrica.

Forma de Avaliação


Observação


Bibliografia
1. Roger C. Dugan, M. F. McGranaghan, H. W. Beaty, "Electrical Power System Quality", McGraw-Hill. 2. J. Schlabbach et al., "Voltage Quality in Electrical Power Systems", Institution of Electrical Engineers, ISBN: 0852969759, 2001. 3. Math H. J. Bollen and Mathias H. J. Bollen, "Understanding Power Quality Problems: Voltage Sags and Interruptions", 1991. 4. IEEE Recommended Practice for Monitoring Electric Power Quality, Inst. of Elect. & Electronic, ISBN: 1559375493, 1995. 5. Oliveira, J. C. ; "Projeto SIDAQEE - Capitulo II Qualidade de Energia Elétrica: Definição e Análise dos Itens de Qualidade" -

This course requires an enrolment key




You are not logged in. (Login)